Minas Trend: ano dez

Até sexta-feira Belo Horizonte recebe a vigésima edição do Minas Trend, o maior salão de negócios de moda Brasil. E eu tô, o quê??? Exausta! Sabe, jornalismo de moda não é nada fácil… A gente anda, sobe, desce, corre, levanta, abaixa, fica em file, volta pra fila, come pouco, disputa café… ufa! É puxado. Mas eu amo.

Fiquei pensando sobre o que falar nesse post. Bom, eu poderia comentar sobre economia, por exemplo. Minas Gerais é um dos maiores estados concentradores de moda do país. Temos várias tradições: roupas femininas, sapatos, bordados, moda festa. O governo do Estado assinou um acordo com a FIEMG para garantir apoio ao Minas Trend pelas próximas quatro edições.

Falando em bordados, eu poderia conversar sobre a nossa tradição com coisas feitas á mão. Alguns desses bordados são feitos de maneira tão artesanal, tão familiar, que é até bonito de ver. E eu vi isso em alguns stands do salão de negócios. E as grandes grifas se apropriam dessa tradição, ás vezes de maneira não muito justa.

Eu poderia falar dos desafios da moda; resolver as questões trabalhistas, trabalhar de maneira sustentável. Nessa parte, boas notícias! Vi marcas fazendo sapato com restos industriais e, olha, essas marcas não tem a menor cara de hipponga. São modernas, usáveis, lindas de morrer. Nessa edição mesmo, o Minas Trend minimizou os impactos no meio ambiente enquanto evento.

Eu poderia falar sobre tantas coisas mas, opa… não é que acabei falando de vários aspectos! A moda é muito ampla, tem bastante coisa envolvida. Não é só “look do dia”. Não é só “roupa da famosa”. É uma construção social e econômica superinteressante. Não é assunto acessório. É assunto central. E, por hoje, chega porque estou mesmo exausta. Semana que vem tem mais!

17759875_1147451028715021_6803152647521179733_n

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

