Moda. Inclusiva?

A moda é um trocinho engraçado. Precisa ter ídolos representação. É com identificação que a moda se sustenta cria seus filhotinhos. Trata-se de um fenômeno social, mas econômico também. Alguns grupos, que antes não tinham voz, andam ganhando uma representatividade linda de viver. Falo das pessoas com deficiência que, recentemente, começam a ocupar lugar nas passarelas e nas araras de roupas.

Na última semana de moda, em Nova York, uma modelo com síndrome de Down lançou uma marca de roupas cujo tema central era o universo dela enquanto pessoa com Down. Eram blusas, calças, e outras peças que não só vestem, mas “pensam”. Ela já desfila pelo mundo há algum tempo e a moda virou palco para falar de assuntos mais densos, como preconceito e onde fica o “nosso lugar no mundo”.

Já vi modelos cadeirantes, cegas, usando próteses em um dos membros… Nós, pessoas com deficiência, realmente precisamos de espaço, mas não devemos ser “vaquinhas de presépio” para o deleite público. Quando faço essa afirmação, quero dizer que não devemos ouvir coisas do tipo “nossa, que bonitinha a menina com problema desfilando” ou “nossa, mas você gosta de moda, que legal, nem parece que tem deficiência”.

Sei que, ás vezes, peso no tom, mas conhecendo a perversidade do mundo fashion sempre penso até onde temos nossas vozes ouvidas e até onde não passamos de vitrine para que marcas não muito legais se apossem do nosso discurso para parecerem honestas e conscientes aos olhos dos consumidores.

Falo sobre moda inclusiva, apoio todas as iniciativas mas, como dizem: sempre um olho no gato e outro no peixe.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s